top of page

Um recorte da “série ninas” de Leila Biscuola, são peças pequenas que retratam o feminino.

NINAS

O início dessa série foi em 2001 com o “Jardim Zen das Vênus”, composição de 5 peças de pequeno porte, menos de 10cm de altura, em um jardim oriental de areia com um diâmetro de 30cm. Essas peças destacam formas generosas e avantajadas, imagens que simbolizam a feminilidade acima de tudo, como a escultura feminina da era paleolítica, “Vênus de Willendorf” (encontrada na Áustria em 1908 em um sítio arqueológico)

“Jardim Zen das Venus"

WhatsApp Image 2023-04-10 at 13.43_edited.jpg

Em 2006 vieram às “ninas grávidas”, quatro peças, cada uma delas feita em argila e posições diferentes (terracota, preto, branco e creme). Todas com base de vidro fundido, representando em sua forma o poder feminino de sustentar o milagre da vida.

“Ninas Grávidas"

NINAS DOS ARTISTAS

“Ninas dos Artistas” teve seu início no ano de 2008 e continua até os dias de hoje. As ninas são inspiradas nos artistas, são feitos estudos de cada um ressaltando a feminilidade, até chegar a um modelo. As peças apresentam uma junção de vários detalhes característicos de cada artista, com a interpretação de Leila Biscuola. O primeiro artista foi Matisse, depois Picasso, Miró, Gauguim.

Henri Matisse (1869-1954) foi um pintor, desenhista, gravurista e escultor francês. Conhecido pelo uso da cor, o desenho fluido e orgânico em seus traços.

A “Nina de Matisse” teve como fonte de inspiração as obras: “A Dança” e as litografias coloridas feitas a partir de recortes representando figuras nuas em várias posições “Blue Nude” , que  encontram-se no Centro Georges Pompidou em Paris,  França.

“Nina de Matisse”

Pablo Picasso (1881-1973) foi um do grande artista plástico, espanhol. Produziu milhares de trabalhos, entre pinturas, esculturas, cerâmicas e obras em outros suportes, onde utilizava diversos materiais. Em seu trabalho; desfoca, mistura traços e formas, mostra que para entender uma realidade é necessário penetrar nesse movimento através de uma observação acurada, separar as partes e ter consciência dessas formas para elucidar

o significado.

A inspiração das “Ninas de Picasso” veio da fase cubista do artista, principalmente de sua obra “Les Demoiselles d’ Avignon” obra que marca o início dos experimentos com a linguagem cubista.

“Nina de Picasso”

“Nina Madona de Picasso”

Depois da visita ao museu Reina Sofia (Madri, Espanha) a artista Leila Biscuola ficou hipnotizada pela grande obra de Picasso “Guernica”, assim nasceu “Nina Madona de Picasso”

Joan Miró (1893-1983) foi um importante pintor, gravador, escultor e ceramista espanhol. Contemporâneo do Fauvismo e do Cubismo, criou sua própria linguagem artística e retratou a natureza da forma como faria o homem primitivo ou uma criança.

Foi um dos mais destacados

representantes do Surrealismo. 

 

A inspiração de “Ninas de Miró” veio pela forma lúdica dos desenhos, pinturas e esculturas coloridas de Joan Miró presentes em toda sua obra surrealista, principalmente em “Mulher na Frente do Sol” e “Mulher e Pássaro à Luz da Lua”.

“Nina de Miró”

Paul Gauguin (1848-1903) importante pintor francês, um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista. Em sua obra recria linhas e cores, anulando a profundidade e reivindicando o direito de se expressar à sua própria maneira, usando uma representação simbólica da natureza onde são utilizadas formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas, que ele fechava com uma linha negra, mostrando uma forte influência das gravuras japonesas.

A inquietação e o desejo de vaguear do artista levaram-no ao Taiti. Local que inspirou o pintor nas suas obras mais famosas.

As “Ninas de Gauguin” foram inspiradas a partir das obras produzidas nesse período, as Taitianas e a obra "De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?", uma tela enorme que sintetiza toda a pintura do artista.

“Nina de Gauguin”

Atelier 177

Rua Serra de Botucatu, 177

São Paulo - SP - Brasil

(11) 2296-2661 / (11) 98141-8122

leilabe@gmail.com

www.j.mp/leilabiscuola 

bottom of page